Não é novidade para ninguém que a idade influencia e muito o aparecimento de rugas, no entanto não é o único inimigo.

Hábitos como franzir a testa, fazer biquinho, mastigar só para um lado entre muitas outras são fatores decisivos neste campo.

A boa notícia é que é possível controlar esses velhos hábitos a nosso favor!

É verdade que nem sempre é fácil alterar hábitos e rotinas enraizadas ao longo de anos, contudo garanto-vos que não é impossível!

BASTA QUERERMOS!

Siga estas 5 Dicas para prevenir o aparecimento de rugas

1 – Fale mais com as mãos e menos com a cara , sim!!! A nossa expressão facial pode ser amenizada com o uso de expressão corporal.

2 – Para evitar os pés de galinhas (pequenas rugas que se instalam nos cantos externos dos olhos), use SEMPRE óculos de sol, mesmo nos dias em que parece que não há sol. Isto vai ajudar a não ter os olhos semi-cerrados.

3 – Na hora das refeições faça uma mastigação consciente bilateral ou seja mastigue de igual forma para os dois lados, assim está a contribuir para uma musculatura da face mais uniforme.

4 – Na hora de engolir atenção as caretas que faz , quando está a beber evite fazer biquinho no copo. Com isso evita o aparecimento precoce do tão conhecido código de barras (pequenas rugas que se instalam acima do lábio superior).

5 – Se trabalha frente a um computador então atenção a sua postura, todas as suas articulações deveriam apresentar um ângulo de 90° , o écran deverá estar ao nível dos olhos , desta forma previne o duplo queixo, assim como as rugas do pescoço.

“Saber não basta, devemos aplicar. Aplicar não basta, devemos fazer” – Johann Wolfgang von Goethe

 

Sónia Dos Santos – Autora do livro “Ginástica Facial