A mentalização ou imaginação consiste em criar arquétipos futuros para realizar aquilo que mais deseja ver concretizado na sua vida e no seu corpo.

É uma ferramenta essencial para mudança de paradigmas e realização de objectivos.

Este recurso é utilizado no Swásthya Yôga e no desporto, no entanto no desporto é conhecido como Imagética ou em inglês Visual Motor Rehearsal. 

Este recurso foi utilizado, por exemplo, pelo Cristiano Ronaldo antes de marcar o terceiro golo contra a Espanha.

O que acontece é uma visualização mental ou verbal daquilo que queremos concretizar num curto espaço de tempo ou a longo prazo, criando assim um arquétipo também auxilia na concentração apesar de a concentração desenvolver outros recursos mentais.

Mentalização com cores:

Na asana ou postura de Chatuspadásana (ou mais conhecido por prancha) este exercício   vai solicitar mais as costas, braços e por último as pernas, durante a permanência do mesmo.

Durante o exercício visualize a cor laranja onde sentir mais os músculos em esforço, isto irá fazer com que a mente se foque nessa zona do corpo e como tal o sangue irá fluir mais para a zona designada.

Mentalização verbal:

A mentalização verbal consiste em pensar repetidamente e com convicção em frases curtas/resumidas, direcionando esses comandos ao corpo.

Por exemplo, ao treinar um exercício de flexibilidade mentalize o seguinte “o músculo está a ficar mais flexível ao longo deste exercício” ou “estou a melhorar a flexibilidade”. Também pode usar os dois recursos, neste caso usando a cor azul e a mentalização verbal.

O que queremos conquistar através destes recursos  é aumentar o potencial de uma técnica utilizando um dos recursos mais poderosos do ser humano, a sua consciência.

No entanto, lembre-se que, para a conquista dos seus objectivos 90% é transpiração  10% mentalização.

Hugo de Sousa