A maneira como falamos influencia a maneira como nos sentimos e agimos. Elas, as palavras, são o nosso reflexo na vida. Têm por isso, uma enorme importância sobre nós e sobre quem nos rodeia.

As palavras fazem parte intrínseca do nosso ser, quer seja a palavra falada ou a pensada, pois o ser humano é feito delas e por elas.

Se pensarmos sobre isso realizamos que já nascemos a ouvir a palavra, para mais tarde aprendermos a dizê-la, e por isso há uma verdade inerente à frase –  “A voz só pode reproduzir o que o ouvido pode ouvir”.

Sabia que:

A palavra “pessoa”, no seu uso corrente significa indivíduo, contudo, no latim tem o significado etimológico “por som” – podemos considerar a tradução “através da voz”-, isto porque existe uma tese que afirma que a palavra latina persona foi originalmente estabelecida em língua latina, por uma justaposição gramatical da preposição per e do substantivo sona resultando per + sona = persona.

Agora pergunto-lhe a si que é uma pessoa, já alguma vez parou para pensar que palavras usa para si, ou seja, como se trata a si próprio, qual o som e a voz que usa para comunicar consigo mesmo e com os outros?

Cada palavra é como um mantra pronto a entrar em acção, e é através dos nossos pensamentos que a palavra ganha vida. Por isso mesmo é tão importante que a nossa forma de pensar seja positiva e optimista, mesmo nas situações mais adversas, para que consigamos superar melhor e mais rapidamente.

A verdade é que, ao escolhermos ser positivos estamos a escolher ser pessoas mais felizes, mais empáticas com os outros e mais compreensíveis connosco mesmos, a sermos melhores trabalhadores ou melhores chefes e principalmente, a darmo-nos a oportunidade de realizarmos coisas novas e boas nas nossas vidas.

“Mantém os teus pensamentos positivos, porque os teus pensamentos tornam-se as tuas palavras.

Mantém as tuas palavras positivas, porque as tuas palavras tornam-se as tuas atitudes.

Mantém as tuas ações positivas, porque as tuas ações tornam-se os teus hábitos.

Mantém os teus hábitos positivos, porque os teus hábitos tornam-se os teus valores.

Mantém os teus valores positivos, porque os teus valores… Tornam-se o teu destino”.

Mahatma Gandi

Deixo-vos a sugestão de como alterar o vocabulário e assim mudar a maneira de pensar e falar:

Vocabulário Negativo

Coloque num lado da coluna palavras que se apercebe que diz constantemente e que o levam a estados menos bons. Do outro lado da coluna coloque sinónimos dessas palavras que sejam menos intensas. O objectivo é apagar do seu sistema de vocabulário essas palavras que o levam a estados desagradáveis.

Palavras negativas Sinónimos dessa palavra
 Ex: Furioso  Ex: Furibundo, chateado, fulo, irritado

Vocabulário positivo

Coloque num lado da coluna palavras que se apercebe que diz constantemente e que o levam a estados bons. Do outro lado da coluna coloque sinónimos dessas palavras que sejam mais intensas. O objetivo é agregar ao seu sistema de vocabulário essas palavras que o levam a estados muito agradáveis.

Palavra positiva Sinónimos dessa palavra
 Ex: Feliz  Ex: Agradado, animado, divertido, eufórico, contente, radiante, alegre…

Espero que gostem e que ponham em prática. Partilhem o artigo e o exercício.

Obrigada 🙂

OBS: TODO O CONTEUDO DESTA E DE OUTRAS PUBLICAÇÕES FEITAS PELA PSICÓLOGA & COACH SARA VARINO TEM UMA FUNÇÃO MERAMENTE INFORMATIVA E NÃO TERAPEUTICA.

Sara Varino