Incontinência Urinária

Para as mulheres saudáveis que não têm problemas de pavimento pélvico, o método Pilates é um dos treinos físicos mais completos disponíveis porque pretende, entre outros objetivos, melhorar a postura corporal em geral e equilibrar os músculos que rodeiam a região pélvico-lombar. Entre estes músculos figuram os abdominais e o pavimento pélvico, ou seja, os músculos responsáveis pela estabilidade do corpo, suporte dos órgãos internos e da continência.
Em cada exercício é trabalhado simultaneamente alongamento e força muscular que se traduz numa atividade física que requer precisão controlo.
Quem são as mulheres que mais podem beneficiar dos efeitos produzidos pelo método Pilates? As grávidas e as mulheres em idade menopáusica que não tenham problemas de pavimento pélvico e queiram preveni-los, Pilates é um treino altamente recomendável, vão beneficiar dos efeitos produzidos por esta técnica.
No entanto, se sofre já sofre de perdas de urina ou sente dores pélvicas ou prolapsos (descaimento de órgãos) é importante consultar previamente o seu ginecologista.
Os exercícios Pilates podem ser demasiado exigentes para um pavimento pélvico debilitado ou com problemas e executá-los pode fazer com que os problemas se agravem.

 

Sónia Santos