É uma expressão comum dizer e por vezes dizemos outras sem pensar. Já nos sai, automaticamente, mas já refletiu? A curiosidade matou o gato… e a si?

“Morrendo de medo e morrendo de curiosidade. A curiosidade ganha” – Paulo Coelho

A curiosidade não mata, faz crescer. O que mata é “o não ser curioso”, é o conformismo, é o estar bem como está e não querer sair da toca, da zona de conforto, isso é que mata! Mata-nos o Ser, a personalidade, o gosto de viver, de curtir, dançar e cantar.

A curiosidade faz-nos questionar, de saber mais, de estar atentos, de querer ser mais. Porque raio tenho que ficar por aqui se posso ir mais além? E o ser humano é assim mesmo, ou não. Deixámos de ser curiosos.

Curiosidade é sinónimo de entusiasmo, de alegria, de felicidade… repare nas crianças, sempre a perguntar, sempre a pôr a mão, sempre a pôr o dedo. Os bebés sempre a levar coisas à boca.

A descoberta, o novo, o nunca visto, o risco… sim, porque há o risco de nos darmos mal quando queremos descobrir, quando estamos curiosos e talvez por isso, nos conformamos, deixamos estar, fica para a próxima. Fica para outro dia, talvez, em que esteja mais confiante, com uma maior auto-estima, com uma certeza maior, fica para depois, mais tarde, adiamos…

Porque deixamos de ser curiosos? Acomodamo-nos, aceitamos as coisas, os outros, o trabalho, a Vida, tal como ela é e resignamo-nos à nossa (in) significância, à pequenez do nosso Ser e reduzimos os nossos horizontes, os nossos sonhos, as nossas ambições, os nossos projetos. E vendo tudo reduzido, porquê arriscar? Quem sou eu para ter, ser ou conquistar??

“O que desperta a sua curiosidade? Estou curioso em saber o que faz uma pessoa ter sucesso, enquanto outra pessoa não, é por isso que eu passei anos estudando o sucesso. O que você está mais curioso? A busca de sua curiosidade é o segredo para o seu sucesso” – Albert Einstein

A curiosidade matou o gato… e a si? O que lhe matou? E se está morto então o que tem a perder?

Ressuscite-se, a Si, ao seu Ser cá dentro.

Venha para fora, expanda, cresça, pergunte, procure, esgravate, corra, ande, salte, dance, cante, ABRA caminho, seja curioso!!!

“Curiosidade entusiasmo e paixão pela vida, são aspectos normais da saúde perfeita” – Deepak Chopra

 

Até breve

Luis Barbudo