O que é o sucesso? O que é ter sucesso?

Muitos querem sucesso mas saberão o que é?

Caímos na armadilha de pensar que ter sucesso é ter um Ferrari, uma casa com piscina, ser CEO de uma empresa listada na Forbes, ter uma relação infinita de amor e intimidade com uma pessoa linda que nos compreende, é ter um milhão de seguidores nas redes sociais…

É não é?… Não?

Se não é para ti, então o que é? Pára de ler por uns momentos e reflete, o que é para ti sucesso? Escreve, e guarda. Porque o sucesso é subjetivo. O que é para mim, pode não ser para ti. Eu caí no erro, não de me comparar, mas de comparar a definição de sucesso de outros com a minha, porque nunca realmente refleti, no que era sucesso para mim.

Existem definições muito persuasivas e que até têm a sua veracidade mas tem que fazer sentido para ti.

“Sucesso é fazeres o que quiseres, quando quiseres, como quiseres e com quem quiseres” – Tony Robbins

“Temos de aceitar que nem sempre tomaremos as melhores decisões, que vamos errar muito – perceber que o fracasso não é o contrario de sucesso. Já é parte do sucesso” – Arianna Huffington

“Sucesso é fazer coisas ordinárias extraordinariamente bem” – Jim Rohn

“Sucesso é a realização progressiva de um ideal que vale a pena” – Earl Nightingale

“Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência” – Albert Einstein

“Sucesso são pequenas coisas feitas, todos os dias, consistentemente” – Will Smith

Existem milhares de citações. Mas a mais importante é a TUA! O que for para ti é o certo.

Entende que sucesso não é algo que se persegue, mas sim algo que tu atrais, pela pessoa que tu te tornas em busca de ser e ter melhor.

Sucesso não é então um destino, mas um processo. E quando entendermos o sentido e a diferença entre destino e processo, sucesso poderá ser o que temos neste exato momento.

O ter coisas materiais é uma consequência do sucesso. Se esperamos ter um carro, uma casa, uma relação, uma empresa, na expetativa de poder afirmar “Tenho sucesso” estaremos no caminho certo para a frustação e sofrimento. Enquanto humanos, somos animais insaciáveis. Quanto mais temos mais queremos ter. Se conquistamos um milhão, queremos 2 milhões. Se temos 2 milhões queremos 10 milhões… não paramos porque assim é a nossa natureza. Buda dizia: “a causa do sofrimento humano encontra-se, sem dúvida, nos desejos do corpo físico e nas ilusões das paixões humanas”.

Estarmos já contentes com o que temos e não com o que podemos vir a ter. É sucesso!

Apreciar e estar grato hoje, faz-nos pessoas de sucesso.

Aceitemos as coisas e situações como elas são assumindo a nossa responsabilidade. É sucesso!

Deixemos então de perseguir algo que não pode ser perseguido. O sucesso é nosso se assim o quisermos.

 

Até breve

Luis Barbudo