Andamos completamente desfocados!

Às vezes somos como um barco à deriva que vagueia no mar sem destino. Somos constantemente “desviados” e influenciados pelos ventos, pelos amigos, familia, economia, trabalho.

Acordamos bem dispostos e tudo corre às mil maravilhas. Temos uma noite sem sono e acordamos com os pés de fora reclamando com tudo; o pão que não comprámos no dia anterior para comer o pequeno almoço, a botija de gás que acabou enquanto tomávamos banho, a gasolina que nos esquecemos de pôr no carro faz-nos perder tempo no caminho, o trânsito, as notícias, o nosso clube que perdeu,… e a lista continua. Andamos ao sabor dos acontecimentos e em vez de acontecermos para a Vida a Vida acontece para nós.

A falta de direção e foco leva-nos a decidir tudo na hora e a decidir nada. Dizemos que sim quando queremos dizer que não e dizemos que não quando queremos dizer que sim. Andamos numa busca contínua para agradar os outros, perdemo-nos nos comentários, nos vídeos, nas mensagens, nas fotos e conversas sobre outras vidas e esquecemo-nos da nossa.

Despertamos de manhã com o foco: “mais um dia… arghhh” aguardando pela sexta, por umas férias ao sol ou simplesmente pela hora de saída.

O foco da vida de muitos passou a ser pagar contas, pagar férias, carro, casa… Assumimos que esta vida  “é o que é”. Este sou eu, e isto é o que há!

PÁRA por uns instantes…

Responde às questões:

É isto que eu realmente quero? Posso ter mais? Quero ter mais? O que é que me faz feliz?

Se conseguiste responder ás questões em cima de forma sucinta e clara em 5 segundos és dos 5% que sabem o que querem, têm foco e as probabilidades de ter sucesso no teste da vida são 90%.

Se as respostas variam no: “Hoje não me apetece”, “não me sinto bem e não sei o que é”, “isto é mais um daqueles testes”, “estou farto e não sei como mudar”, então continua a ler.

Ter um Foco é ter uma direção, um objetivo, uma razão, um propósito! Algo concreto que nos faça mexer, decidir, acordar, lutar. Ter foco é saber lidar com as adversidades, com as dificuldades, com os problemas. É ter uma perspetiva diferente da grande maioria que reclama e anda em piloto automático. É ter uma atitude de: “Hoje não vou trabalhar, hoje vou atingir o meu objetivo”. É estar grato, consciente, presente!!!

aec76f807308cdcca122733ce8d78bfd

Aquele que tem foco tem prioridades, tem sucesso, tem uma agenda preenchida, tem motivos, tem sede e fome de melhorar!

Quem tem foco não tem chuva, não tem inverno, não tem outros primeiro, não tem “mas”, não tem “se”, não tem plano B.

“FOCO É DIZER NÃO” – Steve Jobs

Tarefa:

Dedica tempo para responder às perguntas em cima. É importante acreditar que o foco só depende de nós e que não varia consoante o tempo ou as estações do ano. Ter o foco de ser feliz é um começo mas o que o faz feliz? Sê específico.

Um ano inteiro a preparar um casamento até ao ínfimo detalhe e uma vida inteira desperdiçada em uma rotina inconsciente.

Até breve!

Luis Barbudo